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Business Intelligence e Big Data: Qual a diferença?

Uma Coisa é Big Data


O avanço da tecnologia tem permitido que incontáveis dados sejam trocados entre as pessoas por meio de diferentes ferramentas. Quando estas trocas apresentam um grande volume de dados variáveis, que podem ser analisado e processados em alta velocidade, toda essa carga de informação recebe o nome de Big Data.
Os dados podem vir de sites, posts de redes sociais, aplicativos para smartphones, registros de IPs, imagens, vídeos, músicas e vários outros tipos de fonte. Isto é, são todos dados não estruturados (como se fossem “virgens” de alguma análise, são dados brutos). Ao trabalho de refino e análise por algoritmos e softwares de alta capacidade processual, damos o nome de Big Data Analytics.

É justamente neste aspecto que se encontra o diferencial em Big Data: a possibilidade de focar no processamento de dados em busca de correlações e descobertas. Nos últimos anos, as empresas têm voltado o olhar para a existência de Big Data em relação a vários tipos de informações relacionadas a seu cotidiano (ambiente interno, concorrência, tendências, sociedade etc).

Esta percepção tem impulsionado práticas de Big Data Analytics e revolucionado mercados. Um número cada vez maior de companhias tem analisado grandes volumes de dados, em tempo hábil, para conseguirem enxergar caminhos e associações novos, gerando vantagens competitivas. Inúmeros resultados passaram a ser alcançados em tempo real, tudo obtido por meio de perguntas que só puderam ser respondidas graças à disponibilidade de dados.

Vale ressaltar, no entanto, que implantar soluções de Big Data Analytics em uma organização exige maturidade administrativa e experiência, afinal o grau de complexidade e exigência de conhecimento do operador é maior. É aí que entra o conjunto de ferramentas estratégicas que definem Business Intelligence!

Outra coisa é Business Intelligence
Em português, o conceito de BI é traduzido como “Inteligência de Negócio” e consiste na possibilidade das pessoas acompanharem tudo o que ocorre no negócio, assim como também no mercado. A ideia de Business Intelligence proporciona, portanto, um melhor entendimento da base de dados da empresa, gerando saídas lógicas e estratégicas. É uma espécie de bússola criada para nortear as ações tomadas por uma organização, com base em dados estruturados, ou seja, todos eles exatos e objetivos.

Pensando visualmente nestes dados, eles são acessados por meio de tabelas dinâmicas, de análise de performance ou painéis interativos, como por exemplo os dashboards. São fontes de dados que mostram o desempenho da equipe em produtividade, dão um panorama das gestões internas de pessoas e materiais, fornecem informações que irão auxiliar o desenvolvimento do negócio.
O diferencial que o BI dispõe é o de facilitar o acesso a dados e informações exatos e essenciais para guiar a tomada de decisão. Quem trabalha com BI ocupa cargos estratégicos dentro de uma companhia justamente para entender com clareza todas as ocorrências que interferem diretamente na performance da empresa.