Projetos de tecnologia realizados nas áreas de Governança de TI, Segurança da Informação e Disaster Recovery contribuem para sustentar o crescimento progressivo da Mitre em seu mercado de atuação.
“A parceria entre a Mitre e a Proative é bem-sucedida. Após a implementação das soluções, obtivemos muito mais confiança em nossa capacidade de governança, o que reflete diretamente no alto desempenho da área de Ti dentro da companhia.”
Ivan Ferraz, CTO e Diretor de Tecnologia e Inovação, Mitre Realty.
Imaginem um projeto de tecnologia onde o maior desafio era de organizar, padronizar e gerenciar os dados em um tempo recorde em meio a uma Pandemia mundial provocada pelo Covid 19.
Assim foi o desenvolvimento do projeto de TI na Mitre Realty realizado pela Proative Technology em três áreas de atuação: Governança de TI (com o desenvolvimento do plano de diagnóstico, plano de ação, implementação e operacionalização), Consultoria em Políticas de Segurança e Disaster Recovery com diagnóstico e planos de ação.
Antes de contarmos esta história, vamos conhecer mais um pouco da Mitre Realty, uma empresa que tem muitos motivos para comemorar. Com forte atuação no mercado imobiliário paulistano, a incorporadora e construtora é conhecida por entregar projetos inovadores que agregam design, decoração, arte, turismo, cultura, gastronomia, tecnologia e lifestyle em empreendimentos voltados ao alto e médio padrão na cidade de São Paulo.
Sempre em busca por novos investimentos, a Mitre Realty vem trabalhando para conquistar ainda mais espaço em seu ramo de atuação e com isso tem obtido resultados financeiros animadores. Logo no primeiro trimestre de 2022, a incorporadora atingiu mais um recorde histórico, desta vez em vendas brutas, com R$ 180,1 milhões. O valor é 62,6% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.
O resultado é devido ao ótimo desempenho de vendas, principalmente no Haus Mitre Jardins, que alcançou 54,5% de vendas e marcou a entrada da Mitre Realty no segmento de altíssimo padrão.
A companhia segue forte em suas conquistas. Recentemente, foi reconhecida pelo Prêmio Top Imobiliário 2022. A Mitre Realty conquistou a 5ª e 8ª posições, respectivamente nas categorias Incorporadora e Construtora, no ranking da premiação, devido ao recorde de lançamentos de 2021, que atingiu a marca de 10 empreendimentos, 2.455 unidades e R$ 1,8 bilhão em VGV (Valor Geral de Vendas). Os números representam um crescimento de 94,6% e 32,2% em VGV e unidades lançadas, respectivamente, quando comparados a 2020.
E uma das áreas que vêm contribuindo para este crescimento progressivo da empresa é a de Tecnologia da Informação considerada um dos pilares da companhia, uma vez que é ela quem auxilia na evolução dos resultados.
Pensando nisso, a Mitre Realty, no início do ano passado em meio a uma Pandemia do Covid 19, saiu em busca do parceiro ideal para atuar em seus projetos de TI de dentro da companhia e não demorou muito para chegar à expertise da Proative Technology. A ela lhe foi entregue os desafios em três áreas essenciais: Governança de TI, Segurança da Informação e Disaster Recovery.
Assista a entrevista cedida pela Aline Pontes – Gerente de Infraestrutra da Mitre Realty
A Proative Technology foi a escolhida para desenvolver o projeto de Governança em TI na Mitre Realty em todas as suas etapas, desde o diagnóstico e planos de ação, passando pela implementação e finalmente operação contínua das rotinas
Firmada a parceria, o projeto em Governança de TI teve início em meados de abril de 2021, marcado pelo desenho do plano de diagnóstico do módulo de Gerenciamento de Incidentes e Requisições e assim seguiu o projeto nas etapas seguintes de diagnóstico, plano de ação e implementação dos demais módulos das soluções Proative como: Gerenciamento de Catálogo de Serviços, Gerenciamento de Problemas, Gerenciamento de Mudança e Gerenciamento Nível de Serviço (SLA’s).
“Precisávamos de uma empresa que tivesse como principal diferencial o domínio do assunto e que tinha conhecimento suficiente para identificar e estancar a nossa dor com competência e Know-how na nossa área de atuação, daí a escolha pela Proative Technology.”
Ressalta Aline Pontes, gerente de infraestrutura e governança em TI da Mitre Realty.
A área de Governança de TI, tinha alguns desafios a cumprir, porém, entre os principais objetivos estavam o de organizar, padronizar e gerenciar os dados e as reclamações dos usuários internos da Mitre. Hoje, a empresa conta com quase mil colaboradores.
Este projeto precisava ser implementado em tempo hábil em meio a uma Pandemia global, com a maioria dos colaboradores trabalhando de forma remota em suas casas. “Imagine o nosso desafio, fazíamos reuniões à distância, seguindo cronogramas detalhados, aplicando treinamentos de grande responsabilidade. E conseguimos”, relembra Aline, ressaltando que a implementação de todos os módulos foram finalizadas no período recorde de cinco meses, com término em agosto de 2021 e envolvendo uma equipe total de aproximadamente 20 pessoas das áreas de infraestrutura, suporte e sistemas.
Como resultado, a Proative é hoje a responsável pelo gerenciamento de todo o projeto de governança que foi desenhado e implementado pela empresa, com uma equipe dedicada para atender às necessidades da Mitre. Hoje, não há mais falhas na comunicação dos departamentos e todo o suporte que a área de tecnologia precisa oferecer as outras áreas fundamentais da empresa, como vendas, marketing e operação de campo nas construções, por exemplo, é realizado em tempo real.
Controle das informações e alta taxa de avaliação de usuários
Os resultados de todo o projeto são bastante expressivos. Atualmente, não há uma etapa que não tenha acompanhamento. Antes, os processos não eram seguidos, pois não existia um procedimento formal de governança e com isso alguns transtornos acabavam ocorrendo, como instabilidades no sistema, por exemplo. E, após a implementação do projeto de governança, isso já não ocorre mais, pois há controle de todas as ações com scripts a serem cumpridos.
Um bom exemplo para ilustrar é o que acontece no setor Experiência do Cliente da Mitre. É a área de TI que é a responsável por todas as funções do aplicativo como emissão de boletos, pesquisas de satisfação, login etc. Com a governança há o controle total do desempenho do aplicativo, o time de TI faz a atualização do sistema e aplica a resolução, evitando que o mesmo saia do ar, por exemplo.
“A Governança de TI é o departamento responsável por escrever os procedimentos para que as operações possam funcionar com excelência, sem esse desenho há perda de informações, desorganização e atrasos na entrega dos mais diversos projetos.”
Explica Claudio Doná, Diretor de Delivery Excellence da Proative Technology.
Com os processos padronizados, alguns outros resultados começaram a sobressair, tais como: 98% dos usuários do sistema da Mitre estão satisfeitos com os serviços prestados pela TI; dos 1.200 chamados registrados pelo departamento por mês, 90% deles são resolvidos e nas construções os atrasos são praticamente nulos (99,9%), pois é a área de TI, por exemplo, que registra a compra de material, efetua pagamentos e controla toda a infraestrutura.
Projetos Segurança da Informação e Disaster Recovery
A parceria da Proative Technology com a Mitre Realty não parou por aí. Outros dois projetos entraram em operação no departamento de Tecnologia da Informação: o diagnóstico, desenho e planos de ação para as áreas de Segurança da Informação, além do Disaster Recovery Plan.
“Fomos responsáveis por todo o desenvolvimento de um diagnóstico e plano de ação para estas áreas tão sensíveis e importantes da companhia, pois é a área de Segurança da Informação responsável pelo sigilo e guarda das informações e a de Disaster Recovery Plan pela necessidade de previsão e preparação para acidentes e contratempos.”
Explica Claudio Doná, da Proative.
Para estes projetos, foram implementados os módulos de Gestão da Segurança da Informação e o DRP (Disaster Recovery Plan), o primeiro realizado de abril de 2021 a julho de 2021 e o segundo de julho de 2021 a setembro de 2021, também com o envolvimento aproximado de 20 profissionais das áreas de infraestrutura, suporte e sistemas.
Aline Pontes, gerente de infraestrutura e governança em TI da Mitre Realty resume esses dois projetos como interligados e que necessitavam também da aplicação de controle e organizações das informações.
“Após o plano de diagnóstico e ação da Proative, conseguimos monitorar todo o nosso processo de normas e políticas de conduta, aplicamos planos de respostas a incidentes e recuperação de desastres, assim como procedimentos para vazamento de informações, interligados com nosso departamento jurídico e de compliance. O que representa um ganho enorme para nossa companhia. Hoje, podemos afirmar que a nossa empresa preza 100% pelo sigilo das informações estratégicas e está pronta para atravessar por contratempos com eficiência e sem traumas”,
Finaliza a executiva – Aline Pontes.